sábado, 26 de setembro de 2009

Praia Grande inicia a Semana da Família



Praia Grande inicia a Semana da Família
Tema para este ano é “Família: Igreja doméstica”

Abertura foi na segunda-feira
Com o objetivo de resgatar os valores entre pais e filhos e colaborar na formação de crianças e jovens, acontece em Praia Grande, até o dia 16, com várias atividades, a Semana da Família. A solenidade de abertura foi realizada nesta segunda-feira (10), na Câmara Municipal de Praia Grande,com a presença de representantes da Igreja, do poder Executivo e Legislativo e da sociedade civil. O evento é promovido pela Escola de Pais do Brasil. O tema central deste ano é “Família: Igreja doméstica”.

A secretária de Educação de Praia Grande, Maura Ligia Costa Russo, que representou o prefeito Roberto Francisco dos Santos no evento, disse que uma das preocupações de sua pasta é envolver as famílias nas escolas. “Sabemos da importância que a família tem no meio escolar, até porque quem educa é a família, a escola ensina. A família não pode se omitir nesse papel”, disse Maura Lígia.

Ela ainda lembrou a integração feita nas comunidades por meio das pedagogas comunitárias, que atuam junto aos pais dos alunos da rede municipal. Maura Lígia informou também que devido à suspensão das aulas em razão da nova gripe, as palestras que seriam feitas durante esta semana junto aos alunos nas escolas municipais serão realizadas entre os dias 24 e 28 deste mês.

O bispo diocesano Dom Jacyr Francisco Braido afirmou que é necessário que o mundo comece a colocar em prática uma nova revolução: a do amor. “Vamos viver e educar pelo amor, pois a família é a célula vital da sociedade”, disse Dom Jacyr, ressaltando que do ponto de vista da família como Igreja doméstica, “os pais são os sacerdotes da família”.

O presidente da Escola de Pais, Seccional Praia Grande, Genílson Santos defendeu o resgate de valores para melhorar nossa sociedade. “Nós trabalhamos nas escolas para tentar resgatar os bons valores éticos e morais. E estamos aqui na Câmara porque aqui são feitas as leis que regem nossas vidas. As famílias também querem colaborar com isso. A Escola de Pais existem porque tem pais que precisam dela. Acredito que o sinal do amor gera transformação e com a minha família transformada ajudaremos na transformação da sociedade”, disse Santos.

O presidente do Legislativo, Katsu Yonamine, disse que a família é a sustentação da sociedade e lembrou que “enquanto o núcleo familiar não estiver em um conjunto ideal, não teremos o cidadão de bem”. O vereador também criticou a inversão de valores vivida no mundo atual e afirmou que somente com amor e carinho teremos um amanhã melhor.

Também participaram da abertura da Semana da Família w nos trabalhos da mesa, o padre Paulo Staut, da Paróquia Santo Antonio; o casal Luís e Regina Campos, da Pastoral da Família e da Paróquia Santo Antonio; e Jussara Santos (esposa de Genílson), que também integra a Escola de Pais, Seccional Praia Grande. Membros de várias igrejas católicas da Cidade compareceram ao evento, que contou com interpretações musicais e teatrais abordando a família.

Escola de Pais - A Escola de Pais do Brasil nasceu em 1963, em São Paulo. É um movimento particular, voluntário, gratuito que tem como finalidade aprimorar a formação dos pais, ajudando-os a melhor exercerem suas funções educativas na família e na sociedade, conscientizando-os sobre sua responsabilidade na formação de seus filhos, para que encontrem soluções alternativas para os problemas que os afligem.

A Escola de Pais do Brasil exerce sua função principalmente nas escolas, mas também em paróquias, clubes, centros comunitários, empresas, condomínios, onde os pais são chamados para participarem de um trabalho sistemático, em forma de círculo de debates, dirigido por um casal previamente preparado. Cada círculo tem uma técnica de dinâmica de grupo diferente, que facilita o debate, a reflexão e a interiorização dos temas abordados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário