sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Escola de Pais tem lançamento em Praia Grande - 01/08/2003


Harmonia no lar, ambiente saudável, mais afeto. Esses são ingredientes que podem ser decisivos para uma receita que visa a redução nos números da violência e do consumo de drogas. E são esses os ingredientes que a Escola de Pais do Brasil tenta disseminar entre as famílias, por meio de reuniões com pais e mães, nas quais discute-se o dia-a-dia que envolve a educação dos filhos. O mesmo objetivo é o da Escola de Pais de Praia Grande, lançada em solenidade realizada na noite de sexta-feira, na Colônia de Férias dos Comerciários, da qual participaram expressivas autoridades do Município e um público numeroso.
Iniciativa do Poder Judiciário com apoio total da Prefeitura, a Escola de Pais é uma organização não-governamental, independente, sem fins lucrativos. No Brasil, foi fundada há 40 anos e funciona em cerca de 150 cidades. Ariovaldo Jorge, presidente da EP do Brasil, abriu o ato solene explicando que a escola já tem pais que são filhos dos seus ex-integrantes: “Nós falamos de família, de harmonia no lar, de segurança e de afeto, como fatores que refletem na redução da violência e no consumo de drogas”.
O juiz Edegar de Sousa Castro, diretor do Fórum de Praia Grande, considerado o principal membro da luta pela vinda da escola, falou do caráter educativo e profilático da entidade, que “educa, orienta e garante uma troca preciosa de informações entre os pais”. Informou que, com sua consolidação, a escola pode inclusive ser um requisito obrigatório para pais inscritos no cadastro de pretensos adotantes de crianças.
A influência perniciosa da mídia e o desinteresse de muitos pais foram os temas abordados pelo prefeito Alberto Mourão, no lançamento da Escola de Pais de Praia Grande. “Dentro da escola percebe-se a ausência dos pais, que não são os que geram, mas os que educam”. Para o prefeito, “a sociedade precisa de reprodutores da pacificação e não de quem coloque mais lenha na fogueira. As pessoas não se conhecem nos prédios e, às vezes, nem dentro de casa. Reconstruir a família é fundamental para acabar com a violência. ”
Mourão disse que a Prefeitura fará sua parte, dando todo apoio necessário, por meio das secretarias da Educação e de Promoção Social e colocando à disposição da Escola de Pais os espaços do Centro de Apoio ao Jovem, onde podem ser feitas as reuniões dos pais de crianças e adolescentes que cumprem medidas judiciais sócio-educativas.
Após os pronunciamentos, o ato prosseguiu com exibição de vídeo da Escola de Pais, com a coordenação de Paulo Antonio Vieira Marcondes, delegado regional da entidade no Estado. O casal Elias e Maria Francisca Martins, delegados da Escola de Pais da Baixada Santista, encerrou o lançamento com exibição de transparências e palestra que abordou problemas enfrentados pelos pais e mães num mundo conturbado. Falaram de pesquisa da Unesco, realizada em vários países, que aponta que 90% dos casais consideram a família como a instituição mais importante de suas vidas e 73% dos jovens dizem que têm na família seu abrigo de maior confiança.
Entre outros, participaram ainda do lançamento da Escola de Pais, que prosseguiu no sábado (9/8), o promotor da Vara da Infância e da Juventude, Carlos Cabral Cabrera, as secretárias municipais da Promoção Social, Maria Del Carmen Padin Mourão e da Educação, Maura Lígia Costa Russo e o vereador Katsu Yonamine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário