segunda-feira, 26 de outubro de 2009

LIVROS E FILHOS

Celso Corrêa de Freitas
Texto de: Celso Corrêa de Freitas para o III Seminário da Escola de Pais do Brasil - Praia Grande-SP

Sempre, em qualquer lugar e tempo, paro para pensar no meu papel de Pai e Sonhador.
Sim, Sonhador! Afinal, sonhos! Há que se tê-los.
Um dos meus sonhos é o de me afirmar como escritor e fazer os meus textos (Poesia, Crônicas e Contos) chegarem cada vez mais aos meus leitores.
Este sonho sempre foi para mim, um grande desafio. Mas, não o maior desafio da minha existência.
O maior desafio da minha vida, no entanto, não é diferente daquele desafio que move quem já o é e deve mover aqueles que pretendem sê-lo.
Antes de revelar o meu maior desafio, algumas considerações:
Publicar um livro não é fácil, os candidatos a escritores que o digam. Mas, quando se consegue publicá-lo, um amplo universo se abre e daí para frente vive-se a pensar no próximo lançamento.
Ter um filho, salvo as dores do parto sentidas pela mãe e analisando como Pai, é fácil. Nos dias de hoje, então!
Se você, jovem que ora lê este texto, bobear, num segundo vira Pai sem pensar em ser. Vira Pai pelo prazer e não pelo querer.
Ter um filho não é como montar o “Boneco” (etapa anterior à edição de um livro), mandá-lo para a revisão e finalmente para a gráfica, onde ele será impresso.
É ser para ele o fio condutor, o exemplo, o suporte. É ser o começo, o meio e o sempre!
Para ajudar-me nesta tarefa que requer de mim, diálogo, respeito, acolhimento, alegria, limites e concessões eu tenho o pilar mais forte da minha Família sã, minha esposa e parceira.
Juntos, guiados pela máxima:
“Quando uma ou mais pessoas assumem a educação de uma criança surge a Família. Quando a Família vence, preserva o futuro da Humanidade.”
Buscamos cumprir nossa missão frente aos nossos filhos.
Que responsabilidade!
Todo dia por volta das 05:40h da manhã, antes de sair de casa para o trabalho, passo no quarto dos meus filhos e dou um nó na ponta de seus cobertores.
Quando eles, um de 14 e o outro com 12 anos, acordam e começam a arrumar as suas camas, eles vêem que eu estive ali a lhes desejar um “Bom dia”.
E este, tanto meu quanto da minha esposa, é o nosso maior desafio.
Conhecer os nossos filhos a cada novo dia com a mesma excitação e entusiasmo de quando os tivemos nos braços, pela primeira vez no primeiro dia de suas vidas.
Estimulá-los, incentivá-los a terem atitudes positivas, libertárias, empreendedoras e responsáveis, em benefício de si mesmo e da sociedade à qual eles estarão ligados pela humanização adquirida.
Se cuidamos da moral dos nossos filhos, valorizando seu caráter e edificando a sua personalidade um outro importante aliado vem somar esforços na tarefa de colocá-los de pé na estrada da vida, a Escola!
Termino esta crônica exaltando a palavra “Escola”. Que palavra linda!
Posto aqui, o meu familiar reconhecimento aos mestres que consolidam através da magia do saber, o futuro dos meus, dos seus e dos nossos filhos.
Viva a Família, Viva a sua Família!
Viva a Escola, Viva a escola do seu filho!
FIM
Celso Corrêa de Freitas
Poeta e Escritor
Membro da Escola de Pais do Brasil – Praia Grande-SP



Um comentário:

  1. Ver meu texto no blog da Escola de Pais de Praia Grande é uma honra muito grande que agraga valor ao meu trabalho literário.
    Agradeço ao casal presidente Genilson e Jussara pela oportunidade.
    Espero que o mesmo traga conteúdo a todos que o lerem.
    Atenciosamente,
    Celso Corrêa de Freitas
    CCF
    www.portalpoeticoccf.blogspot.com

    ResponderExcluir