quarta-feira, 19 de maio de 2010

“LONGE DE GENTE MÁ”

O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00 como  Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual. Esta data foi reservada no calendário brasileiro para lembrar que devemos combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescente. È muito difícil tratar deste assunto! Quem passa por isso nem quer se lembrar do que aconteceu. Mas é bom que você saiba de algumas coisas importantes, para evitar esse tipo de problema.

O tratamento adequado pode reduzir o risco de a criança desenvolver sérios problemas no futuro, mas a prevenção ainda continua sendo a melhor atitude. Algumas medidas preventivas que os pais podem tomar, fazendo com que essas regras de conduta soem tão naturais quanto as orientações para atravessar uma rua, afastar-se de animais ferozes, evitar acidentes, etc. Se considerar que a criança ainda não tem idade para compreender com adequação a questão sexual, simplesmente explique que algumas pessoas podem tentar tocar as partes íntimas (apelidadas carinhosamente de acordo com cada família), de forma que se sintam incomodadas.
Como falar com os nossos filhos para ficar longe de pessoas estranhas?
Explique para a criança que:

Pessoas estranhas podem lhe oferecer doces, passeios, brinquedos e ate mesmo dinheiro. Não aceite. Se isso acontecer, a coisa mais certa a fazer é se afastar rapidamente.

Não permite que alguém o fotografe sem roupas e nem mesmo lhe mostre fotos de outras pessoas sem roupas. Isso não esta certo! Pessoas normais não fazem isso.

Ninguém pode tocar você de maneira que o deixe incomodado, mesmo que seja um dos pais, o medico ou alguém que cuide de você enquanto seus pais estão ausentes.

Se qualquer uma dessas coisas acontecer, não tenha medo de falar com seus pais ou com alguém que possa ajudá-lo mesmo que a pessoa o ameace ou diga que isso e um segredinho que deve ser guardado entre vocês. Não deve existir segredo que seu pai e sua mãe não possam saber. E é por isso mesmo que você não pode ficar calado.
Nos dias de hoje 80% de nossas crianças e adolescentes são explorados sexualmente diariamente, sendo que destes 50% são explorados dentro do próprio lar, principalmente por seus pais, tios padrastos, primos etc, pessoas ligadas a elas. Os outros 30% fora do ambiente familiar, na escola ou até mesmo nas ruas.  

ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR
                  

AGRESSOR                       No.                                      %
                  
PAI                                    77                                        52
                 
PADRASTO                      47                                         32
                 
TIO                                    10                                          08
                 
MÃE                                  04                                          04
                
AVÔ                                  03                                          02
                
PRIMO                              02                                          01
                
CUNHADO                       02                                          01              
  TOTAL                              145                                        100


Data - No dia 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, uma menina de oito anos, chamada Araceli, foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada. Os responsáveis nunca foram punidos. A data desse crime foi escolhida, no ano 2000, para ser o marco do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário