sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Semana da Família tem início em Praia Grande

Foto: FELIPE FRANÇA
Tema é “A Espiritualidade Cristã na Família: Um Casamento Que Dá Certo”.
12/8/2014 | Daniel Elias, MTB: 59.233
Mais de 150 pessoas acompanharam a sessão solene de abertura da nona edição da Semana Nacional da Família. O evento realizado pela Escola de Pais do Brasil (seccional Praia Grande) e Pastoral da Família ocorreu nesta segunda-feira (11), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim. Este ano, o movimento organizado pela igreja católica tem como tema “A Espiritualidade Cristã na Família: Um Casamento Que Dá Certo”.

Presente na solenidade, o Bispo Diocesano de Santos Dom Jacyr Francisco Braido promoveu uma reflexão sobre o tema e citou trechos do livro escrito do Papa Francisco, no qual aborda a crise vivida pelas famílias. “Trata-se do primeiro lugar, onde a pessoa aprende a viver em sociedade. Não podemos deixar que se perca os laços e vínculos entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos e irmãs”, detalhou.

Representando o casal presidente da Escola de Pais do Brasil, Genilson dos Santos, participou da solenidade e afirmou que todos podem fazer a sua parte para resgatar a imagem da instituição família. “Acreditamos no afeto e no amor existente no âmbito das relações familiares. Os veículos de comunicação têm batido na tecla que esta instituição não existe, mas vemos no dia a dia demonstrações que provam ao contrário. Precisamos como cristãos propagar essas ações”, completou.

Decreto - A Semana da Família foi instituída no Município pela Lei nº 1.270/2005. Nas escolas municipais, atividades como gincana com pais e filhos, palestras, ginástica, apresentação teatral, sessão de cinema para a família, entre outras, mudarão a rotina das unidades.

Dentre as atividades, alguns dos destaques são: a visita dos pais e alunos da Escola Municipal Elza Oliveira de Carvalho (Bairro Glória) ao Palácio das Artes e a Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, o Portinho; a apresentação da Orquestra Sinfônica de Cubatão, na próxima quinta-feira (14), as 20 horas, na Escola Municipal Roberto Shoji; as escolas Cidade da Criança e Sérgio Dias de Freitas (ambas Cidade da Criança) e Doutor Wilson Guedes (Samambaia) participando do programa “Conhecendo Nossa Cidade”, quando passarão pelos principais pontos turísticos de Praia Grande.

Escola de Pais - A Escola de Pais do Brasil nasceu em 1963, em São Paulo. É um movimento particular, voluntário, gratuito que tem como finalidade aprimorar a formação dos pais, ajudando-os a melhor exercerem suas funções educativas na família e na sociedade, conscientizando-os sobre sua responsabilidade na formação de seus filhos, para que encontrem soluções alternativas para os problemas que os afligem.

A Escola de Pais do Brasil exerce sua função principalmente nas escolas, mas também em paróquias, clubes, centros comunitários, empresas, condomínios, onde os pais são chamados para participarem de um trabalho sistemático, em forma de círculo de debates, dirigido por um casal previamente preparado. Cada círculo tem uma técnica de dinâmica de grupo diferente, que facilita o debate, a reflexão e a interiorização dos temas abordados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário