terça-feira, 4 de dezembro de 2012


Aquele que cria

O macho do pinguim-imperador é um exemplo de pai zeloso, aliás, uma das poucas exceções no reino animal. Em geral, os machos apenas se limitam a contribuir na reprodução e param por aí… Esse morador da Península Antártica, após sua fêmea botar apenas um ovo, em maio, o recolhe e a ajuda a chocar por um período de dois meses. A temperaturas que beiram os 70 graus negativos, os machos têm que se amontoar para manter o ovo aquecido entre os seus pés. Após a eclosão do ovo, ele continua a se revezar com a parceira: ora é um, ora é outro que vai ao mar em busca da comida que, uma vez regurgitada, é oferecida ao filhote.
Mas essa participação efetiva dos machos na criação da prole costuma ser comum apenas nas relações monogâmicas, o que também é bastante raro entre os animais. Se há monogamia, o macho tem a certeza de que o filhote é dele. Além dos pinguins, outro exemplo clássico é o dos cisnes, que se acasalam somente com uma fêmea, no cativeiro ou na natureza. O macho constrói o ninho com sua companheira e o protege quando ela sai. Cabe a ele também ensinar os primeiros passos aos filhotes até que estes tenham segurança e independência.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Projeto de leitura Prazer em Ler - Instituto C&A

ONGs de PG participam de projeto de leitura
Seis bairros da Cidade ganharão biblioteca e apoio pedagógico
 
 
AMAURI PINILHA
Representantes conheceram metas e planejamentos da iniciativa
Por Luciano Agemiro

Com o objetivo de incentivar a leitura entre os jovens e adultos nos bairros mais populosos da Cidade, cinco ONGs se reuniram na Coordenadoria de Ação e Cidadania de Praia Grande, na quinta-feira, (8), para firmar parceria para o projeto ‘Prazer em Ler’, criado pelo Instituto C&A.

O encontro serviu para tratar dos detalhes da implantação do projeto. As ONGs convidadas conheceram todos os detalhes da parceria com o instituto.

De acordo com a coordenadora de Ação e Cidadania de Praia Grande, Sônia Regina, o grupo de ONGs convidado para fazer parte do projeto precisava estar totalmente regulamentado, por isso, o papel da Administração Municipal foi selecionar algumas entidades que se encaixam no perfil. “Procuramos as entidades de modo a distribuir os pontos de leitura nos bairros mais populosos e com a necessidade do serviço.”

Sônia destaca ainda que é importante que as ONGs mantenham-se devidamente regularizadas para que possam aproveitar oportunidades como estas vindas de empresas privadas.

Integram o grupo as Ongs Escola de Pais do Brasil, Associação de Melhoramentos do Bairro Jardim do Trevo e Adjacências, Associação da Cidade da Criança, Associação de Amigos do Jardim Real e Ong Sociedade Esportiva Unidos do Caieiras
PROJETO – A iniciativa partiu de uma rede de lojas de vestuário, com uma unidade instalada em Praia Grande. Entre as ações, está a instalação de pontos de leitura com o acompanhamento de um pedagogo para interagir com os visitantes.