segunda-feira, 2 de maio de 2011

Seduc lança Mobilização Social pela Educação

Campanha mobiliza diversos setores em prol da qualidade da Educação
 A Escola de Pais esteve presente da Oficina de Capacitação no dia 26/04/2011 e no Lançamento e estamos comprometidos com a Mobilização Social pela Educação trabalhando com as Familias dos alunos e para o  aumento do IDEB Escolar  do nosso Municipio.                 
 
Mais de 300 pessoas lotaram o auditório
Mais de 300 pessoas lotaram o auditório da Secretaria de Educação (Seduc), na quarta-feira (27), para o lançamento da Mobilização Social pela Educação, programa do Governo Federal aderido pelo Município. O público foi composto por representantes de associações de bairros, ONGs, igrejas e outras entidades sociais, além de educadores, pedagogos, diretores e supervisores escolares, entre outros profissionais da Educação. O evento foi coordenado pelas pedagogas comunitárias, junto à Divisão de Ação Comunitária da Seduc.

Na ocasião foi ministrada a palestra “Importância da participação de todos pela Educação”, pelo professor Sérgio Maia, consultor da Unesco e ligado ao Setor de Mobilização Social do Ministério da Educação (MEC) “As entidades, igrejas e sociedade em geral devem pensar: ‘O que posso fazer para auxiliar na qualidade da educação da escola do meu bairro?’. A mobilização nos chama para a indignação e tem de estar dentro de cada um de nós. A mobilização não é da escola, mas é da sociedade e deve começar em nossa casa”, afirmou, prosseguindo: “A primeira mobilização que devemos fazer é com nossos filhos. Você, pai, acompanha a vida do seu filho? Você sabe o que acontece na escola?”, questionou.

Maia explicou que a Mobilização Social persegue a qualidade da educação, visando o aprendizado consistente, o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a interação escola família. “Nossa meta é alcançar no País a nota 6 no IDEB até 2021. E Praia Grande está de parabéns, porque algumas escolas municipais daqui já estão quase chegando na nota 6 do IDEB”, afirmou.

Fazendo uma reflexão a partir de um vídeo que foi exibido no evento, a chefe do Departamento Pedagógico Sandra Galvão ressaltou: “A história está nas nossas mãos. Cabe a cada um de nós arregaçar as mangas. É momento de decisão, portanto quero convocar a todos: Vamos nos mobilizar para fazer a diferença no mundo”.

Durante o evento, também foi lançada a cartilha “Saiba como participar do dia a dia do seu filho”, que foi entregue a todos os participantes e será distribuída aos pais de alunos de todas as escolas. A cartilha foi elaborada pela Divisão de Ação Comunitária da Seduc para a campanha. “Acredito que, com a adesão de Praia Grande a esta campanha, as pedagogas comunitárias poderão ampliar e potencializar ainda mais a abrangência e os resultados do trabalho que já desenvolvem na rede municipal”, destaca a chefe da Divisão de Ação Comunitária, Valkiria Medeiros do Nascimento Oliveira. “Nossa intenção é explicar aos líderes comunitários qual a parcela deles, o que podem fazer para auxiliar na área educativa.Queremos resgatar as famílias atuantes nas diversas entidades para que também atuem no contexto educacional”, afirma.

Homenagem – Um dos pontos altos do evento foi a homenagem prestada ao ex-catador de lixo Andrey Antunes, que há algumas semana, encontrou um bebê abandonado numa caçamba de lixo. “Quando ele viu aquela criança ali, não ficou parado, não fugiu, nem teve medo de tomar uma atitude. Ele se mobilizou e buscou ajuda junto à escola mais próxima. Conseguiu trazer um professor até a criança e salvá-la, conforme as câmeras de monitoramento mostraram. Portanto, pra nós ele foi um mobilizador”, explicou Valkíria, chamando Andrey ao palco, para receber um presente da Seduc. “Eu acredito que devemos fazer o bem, sem olhar a quem, sem esperar recompensas ou merecimentos e é essa mensagem que quero deixar aqui”, disse Andrey.

Também foram homenageados o professor Júlio Eduardo Dias, que tirou o bebê da caçamba, levando-o até a escola, e a professora Manira Lúcia Garcia, que salvou o bebê com a respiração boca-a-boca. “Acredito que foi Deus que me iluminou e me guiou naquele momento, portanto, não fui eu, mas Deus quem salvou o bebê”, disse ela.

Treinamento
- No dia anterior ao lançamento (26), as 40 pedagogas comunitárias da rede municipal de ensino e cerca de 20 representantes de entidades sociais participaram de capacitação sobre a Mobilização Social, ministrada por representantes do MEC, na sede da Seduc.

Campanha – Criada pelo MEC, a Mobilização Social pela Educação pretende levar a sociedade a incorporar a educação como valor social e se mobilizar para que todos os brasileiros tenham educação de qualidade. Para isso, busca unir diversos segmentos sociais, levando-os a participarem do esforço pela implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário